O dia 22 de março é uma data instituída pela ONU em 1992 para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da água, um recurso vital para a vida humana e para o equilíbrio dos ecossistemas.
A água é uma dádiva de Deus e um direito de todos os seres vivos. É mencionada diversas vezes na Bíblia como um elemento fundamental da vida e da providência divina. No livro do Gênesis, por exemplo, Deus cria o mundo, e faz separação das águas para que haja terra firme e água em abundância.
Como cristãos, somos chamados a cuidar da criação de Deus e a compartilhar a água com justiça e solidariedade. A água não é uma mercadoria, mas um bem comum que deve ser acessível a todos, especialmente aos mais pobres e necessitados. A água também é um símbolo do Espírito Santo, que nos purifica, nos renova e nos dá vida eterna.
No Dia Mundial da Água, somos convidados a refletir sobre o nosso papel na gestão desse recurso tão precioso e a nos comprometermos com ações concretas para protegê-lo e conservá-lo.
A ONU definiu para o Dia Mundial da Água 2023 o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, com o objetivo de discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. Que possamos ser como o beija-flor, que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico, e assim colaborar para um mundo mais sustentável e fraterno.